Em Outubro de 2015 foi constituída a Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal, tendo como força motora a promoção das múltiplas formas de manifestação cultural e artística no âmbito das artes performativas, a representação dos seus membros, quer a nível nacional quer a nível internacional, junto de outras associações, a tomada de posições conjuntas acerca de assuntos relevantes para o setor e seus profissionais e a criação de redes de trabalho que permitam a partilha de conhecimento em diferentes áreas.

A 23 de Fevereiro às 14h30, no Teatro do Bolhão – Porto e a 24 de Fevereiro às 14h30, no São Luiz Teatro Municipal – Lisboa, a Performart promove uma apresentação pública da associação e dos seus objetivos.

A sessão, para além da Direção da Associação e dos seus atuais Associados, contará ainda com a presença de Anita Debaere, Diretora da Pearle* – Live Performance Europe, Alexandra Bobes, representante da Associação Les Forces Musicales e de Morten  Gjelten da Norsk Teater- og Orkesterforening – NTO / Association of Norwegian Theatres and Orchestras, que apresentarão as suas associações e a importância destas no desenvolvimento do setor cultural nos respetivos contextos nacionais e europeu.

A Pearle* – Live Performance Europe é a voz de mais de 10 000 organizações das artes performativas e música, representando os interesses do setor junto das instituições Europeias e internacionais com o objetivo de criar e assegurar um desenvolvimento sustentável para as artes performativas.

Les Forces Musicales representa em França o setor das orquestras, Teatro de Ópera e Festivais de Ópera, fruto da fusão em 2015 da CPDO – La Chambre Professionnelle des Directions d’Opéra e da SYNOLYR – Syndicat National des Orchestres et des Théâtres Lyriques.

A NTO / Association of Norwegian Theatres and Orchestras representa 46 instituições da Noruega nas áreas do teatro, música, ópera e dança. Fundada em 1962 como The Norwegian Theatres Association, alterou o nome em 1989 após a associação das Orquestras Sinfónicas.

Anúncios